terça-feira, 27 de dezembro de 2011

TERCEIRO DIA - PIRÂMIDES


TERCEIRO DIA - TETIHUACAN

EXCONVENTO DE ACOLMAN

Saímos as 8:30 para o passeio. Na van tinham pessoas da Espanha, da Colômbia, da Argentina e do Perú. Fizemos o "recorrido" para pegar a todos e depois saímos pela face Norte da cidade. Por pura sorte ainda não conhecemos o trânsito caótico da Cidade do México. Pela estrada que nos levou a Teotihuacán vimos a periferia da cidade, na qual vivem 5 milhões de pessoas. As casas estão sem reboco e sem pintura, pois estão inacabadas e porisso pagam menos impostos... porém os moradores possuem $$$ para colocar Tv a cabo!



Chegamos no Exconvento de Acolman. Construído no século XVII. Anexo a Igreja havia um convento. Na área a frente da Igreja há um átrio bem grande no qual inúmeros índios foram convertidos. Algumas Piñatas estavam enfeitando a Igreja.



As Piñatas são feitas de barros e recheados por doces e frutas. São decoradas com papel crepon, bem coloridas, possuem 7 pontas em representação dos 7 pecados capitais. São usadas em um festa tradicional chamada Posadas, que representam a tentativa de Maria e José encontrarem um local para descansar. Esta festa começa em 16 de dezembro e termina em 24 de dezembro. Ao meio de cânticos,  as Pinãtas que estão penduras são quebradas com um pau, para poder libertar os devotos dos pecados capitais. O pau representam o Bem.



Antes de chegar a Tetihuacan, o guia nos deixou em uma loja de artesanato. Esta e as demais lojas pertencem as algumas famílias cooperadas. Lutam contra o contrabando chinês de peças de artesanato falso. O artesanato é a base de pedras semipreciosas. Produzem réplicas de máscaras mortuárias e de esculturas maias e astecas. Nós tivemos uma ótima aula a respeito de como as peças são feitas. Também conhecemos o agave, cacto do qual se extrai a água doce. Este líquido fermenta por si só, e após 24 horas da sua extração, resulta em uma bebida amarga com 5 graus de teor alcoólico.  Dizem que é afrodisíaca. Esta planta possui uma pinha central. Desta pinha se extraí fibras para fazer tecidos e sua extremidade, bem aguda e forte pode ser usada como agulha ou ponta de lança.

AGAVE


ARTESANATO DE PEDRAS


LAS MUCHACHAS






Finalmente chegamos a Tetihuacan.

Esse nome significa "local onde os homens se tornam deuses".
Uma cidade do mundo antigo. Foi construída 200 a.c. e terminou 400 d.c.
Chegou a ter 25km2 e 125.000 habitantes.
Os habitantes abandonaram depois 600 d.c.
Os Astecas a encontraram, e acreditaram que o local era sagrado.

Era sagrado por possuir centros de cerimônia, palácios e pirâmides.





Subimos primeiro a pirâmide da Lua, que apesar de ser menor, seus degraus eram bem íngrimes. Mas somos poderosas e atletas!!! De lá de cima vimos a Avenida dos Mortos e a Pirâmide do Sol.




PILATES NA PIRÂMIDE DA LUA



ENQUANTO ISSO, EM OUTRA PIRÂMIDE AO LADO, ANDREA SOBE CORRENDO!



Descemos, e ao andar na Avenida dos Mortos, encontramos um mural original da onça pintada.


Chegamos na Pirâmide do Sol, que tem 65m de altura, 265 degraus.

Sua base é do mesmo tamanho da Pirâmide do Egito.






Subimos com o casal espanhol, que são bem generosos mas péssimos fotógrafos!

Ou cortavam nossa cabeça, ou as mãos... Mas , não tínhamos outra opção...





A vista era bem linda, e deu para perceber a imensidão do espaço.



Saímos de lá e fomos almoçar num restaurante self service mexicano.



Comemos macarrão com pimenta (pouquinho) e a Andrea completou com salada e frutas.....

Desse jeito, vamos voltar fininhas!

Ouvimos uns mariachis mais ou menos e fomos conhecer a cidadela e o Templo de Quetzalcoatl (fácil de ler...)



Templo de Quetzalcoatl






Se isso significa serpente emplumada. O lugar é bonito, é decorado por serpentes e plumas ao redor.

Enfim, era uma cidade que estava soterrada, escondida por terra e vegetação. Era considerada sagrada pelos astecas. As estruturas visíveis hoje, significam 1/10 da cidade.  Ainda vemos muitas partes que ainda estão sendo escavadas.

Na saída demos uma breve passada novamente na Basílica de Guadalupe e na volta ao hotel fomos a feirinha de artesanias.



Vamos descansar um pouco, para a noite ir assistir os mariachis.

Esperamos que dessa vez dê certo!!!

Hotel Sheraton Maria Isabel , vamos nós!

PS: O show dos Marichis, somente amanhã....

Fomos ao Mc Donalds jantar e estamos de volta...

Até amanhã!!!



PRIMEIRO E SEGUNDO DIA MÉXICO

PRIMEIRO DIA MÉXICO: 

Esse foi o dia da saída.

No aeroporto de SP tudo tranquilo, embarcamos sem fila e no horário.
Nove horas e meia de vôo, sem dormir um minuto. Mas o vôo foi super tranquilo, sem turbulências.
Assistimos 3 filmes, planeta dos macacos, História dos Maias e outros, Comemos amendoim com limão com gosto de cebion, e umas comidinhas estranhas.
Suco de Tomate Del Valle e chegamos.

Free Shop do México miado..... demoramos para pegar as malas, mas deu tudo certo.

Chegamos, e dormimos.

SEGUNDO DIA MÉXICO:


Hoje começamos o dia, fazendo um tour pelo Centro Histórico.
Visitamos a casa dos azulejos, o centro, as ruínas Templo Maior Maior dos Astecas, a Catedral Metropolitana,  A Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe nova e antiga e demos uma volta ao redor do parque Chapultepec pois este etava fechado.
Deu para sentir o quanto os mexicanos são católicos e quanto a colonização espanhola contribuiu com isto. As catedrais são imensas e todas construídas por rochas vulcânicas extraídas do antigo Templo Maior (sede administrativa e religiosa dos astecas)

ANJO DE LA INDEPENDÊNCIA - SÍMBOLO DO MÉXICO


CENTRO HISTÓRICO


CATEDRAL DE GUADALUPE





Fomos a uma feirinha de artesanias que fica ao lado do hotel e compramos alguns “regalos”. Nunca devemos comprar de cara pois um mesmo produto pode custar 25 pesos ou 60 pesos. Os produtos são bem legais, ricos em cores e materiais.


 ( Mãe, é esse o presépio que você quer??? Beijos, saudades!!!)

Na volta “tentamos” almoçar num restaurante mexicano, pedimos sem pimenta, mas o sem pimenta deles é puurraa pimenta. Tenho até um teoria: comer bem apimentado tira a fome... proponho como uma estratégia para fazer dieta em 2012.



Comemos só a entrada de guacamole e saímos.
Eu , Suzana já acho que a estratégia é colocar bastante pimenta, pois daí não consigo comer nada mesmo.

Fomos ao Museu da Frida Kalo. Na saída  pegamos um taxi, o motorista muito simpático e falante nos sugeriu um passeio de barco para ouvirmos Mariachis e tomarmos cerveja e tequila...




Foi um programa 5 flechas!  Na verdade conhecemos um churras familiar típico mexicano bem semelhante ao que vemos no Brasil: reunião para comer, beber e ouvir música. Ao invés de uma lage eles o fazem em pequenos barcos que são movidos por um manche humano (como em Veneza). Este local é composto por pequenos canais. Começamos o passeio e escobrimos que para os marichis tocar para nós tínhamos que pagar... as bebidas também foram cobradas... fora o passeio que já havia sido pago... foi uma grande enganação!

Mas apesar de não assistirmos nenhum show de mariachis, foi divertido....





No final do passeio, encontramos a casa do Chuck!!!


Fizemos um tour de Natal, visitando toda iluminação da cidade, e fomos reservar um show de Mariachi para amanhã.




Jantamos no Mac Donalds, e agora viemos dormir, pois são 21:30hs aqui, mas a Andréa está no último sono, pois aí são 01:40hs. O relógio dela tá meio doido ainda.

Amanhã vamos fazer um passeio legal, e a noite, mariachis!

Bjs!

 Agora estamos de saída para o próximo passeio... são 08:20 e temos que sair correndo!!! 
Até a noite!

sábado, 24 de dezembro de 2011

ESTÁ CHEGANDO A HORA!!!!!

Malas prontas, Dudalinas novas a postos, Déa dormindo, pois tem que descansar para aguentar 10 horas dormindo amanhã no avião....

Bom, amanhã embarcamos às 14:30hs e chegaremos lá 20:30hs. Aqui serão 00:30hs.

Postaremos com 04 horas de diferença.

Beijos a todos e feliz Natal!!!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Arrumando as malas...

Restam alguns dias de trabalho divididos com compras de Natal, preparação do Pavê tradicional e pensamentos: o que levar na mala!

E... no momento experimentando a criação deste blog, rsrsrs