Na ida para o museu de Antropologia, encontramos duas anjas, lindas pelo caminho.
Na entrada tem o Deus da Chuva. Este monolito foi descoberto nos anos 70 ao fazerem escavações próximo à Plaza Mayor (onde hoje está o Zócalo). Ao ser transportado para seu local atual, choveu a beça, uma chuva bem fora de época... deve ter sido a Sua manifestação...
O museu é lindo, completo, organizado e ENORME... o acervo é sensacional.
Andamos por 5 horas nas diferentes salas, cada uma referente a uma época ou a um povo.
As salas principais foram:
Sala II - Introdução a antropologia: deste os hominídeos até os Homus sapiens. Vimos Lucy
Suzanis Xifronias
Lucy
Sala V - Teotihuacan. Vimos a reconstrução do Templo de Quetzalcoatl (Templo da serpente aplumada)
Sala VI - Tolteca. O que marcou foi que este povo inventou o Jogo de Pelotas, um jogo de bola de o toque é feito pelo quadril direito, e o objetivo é passar a bola pelo orifício de um anel que fica colocado na parede lateral da quadra. O jogo faz parte de um ritual e um ou mais dos perdedores era sacrificado.
Sala VII - Mexica o Azteca. Sem sombra de dúvida o mais impressionante é o relógio Azteca. Imenso com 3,6m de diâmetro e toneladas de peso. Na verdade o relógio era uma mesa de sacrifícios. Também vimos o maquete do que era o antigo centro cultural e religioso Azteca, local onde ficava o Templo Mayor e que hoje é o Centro Histórico da Cidade do México
Almoçamos lanche. No restaurante do museu comida somente após as 13:00... e as 12:00 já estávamos morrendo de fome... Sanduíche de presunto e queijo.
Sala X - Maya. Vimos que esta civilização foi a mais avançada em arquitetura, astronomia. Criaram uma escrita baseada em figuras e com elas Códigos, nos quais descrevem guerras, contabilidades, situações da cotidianos. Infelizmente grande parte deste material histórico foi queimado pelos colonizadores.
Passamos em algumas salas que tinham um artesanato indígena mais contemporâneo.
Peças lindas!
Depois fomos no museu grego. Obras de arte do Museu Britânico que temporariamente estão expostas aqui. Sem fotos. Vimos Hércules, Dionísio, Afrodite. Obras belíssimas.
Demos uma esticada Bosque de Chapultepec - Zôo ver o famoso panda...
No caminho tiramos fotos de algumas "guloseimas" apimentadas
A Andréa resolveu se vestir conforme a moda local:
Ver gorilas, Chimpanzés... Tentamos chegar na girafa, mas o zoo fechou. Ele é imenso também.
Lanche de Pizza Hut com Pica Hut, rsrsrsr
Descobrimos que perdemos todos os vauchers para prosseguir com a viagem...
Procuramos em todo lugar, e nada...
Mas tínhamos Balé Folclorico do México agendado, em frente ao Palácio de Chapultepec.
A apresentação superou as expectativas. Um lugar lindo, um balé alegre, colorido, contaram a estória do Natal aqui no México, misturado com danças e finalmente, ouvimos um pouco dos mariachis.
No caminho fizemos uma retrospectiva de nosso dia 27 para tentar lembrar onde poderíamos ter esquecidos os vauchers... Fomos a um restaurante que almoçamos há 2 dias... Os vauchers estavam lá.... UFA!!!
Arrumamos as malas, pois hoje viajamos para Taxco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário